Saúde

Gestão da pandemia e repasses federais em saúde serão tema de palestra dos Seminários Novos Gestores

Uma das áreas que certamente exigiu mais atenção e cuidado da gestão municipal durante o ano de 2020 foi a de Saúde. Isso tudo devido ao cenário trazido pela pandemia do coronavírus (Covid-19). Para amenizar a situação, ao longo do ano passado, os Municípios receberam diversos repasses.  

Para orientar os gestores municipais que assumiram as prefeituras no início do ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove os Seminários Novos Gestores entre os dias 18 e 28 de janeiro. Entre as temáticas, a programação dos eventos traz o tema Repasses Federais e Gestão de Pandemia. “É o momento de atualização sobre as novidades e as demandas que uma nova gestão em saúde terá”, reforça a supervisora da área de Saúde da CNM, Carla Albert. 

Quatro temas centrais foram preparados pela área para que o novo gestor saia com conhecimento amplo e pronto para aplicar no dia a dia do seu Município. “São temas focados principalmente na questão dos recursos federais, uso e prestação de contas, inclusive aqueles vinculados às ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Assim como o planejamento e a reestruturação da rede de atenção à saúde no Município, temos duas temáticas recorrentes: cuidados no preenchimento no Siops [Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde] e as Emendas Parlamentares Federais, um importante instrumento de transferência de recursos que geralmente inicia no primeiro trimestre de cada ano”, complementa Carla.

Sobre os Seminários

Com inscrições gratuitas para Municípios filiados à CNM, os Seminários Novos Gestores acontecem entre os dias 18 e 28 de janeiro. Devido ao cenário de pandemia pela Covid-19 em todo o país, a entidade promoverá, pela primeira vez, os Seminários de forma totalmente on-line. 

Além de orientações na área de Saúde, temáticas como Assistência Social, finanças, turismo, entre outras, poderão ser conferidas pelo participante. Os Seminários são o momento propício para a capacitação técnica da administração que se inicia. 

Os eventos são divididos por regiões: 18 e 19 de janeiro: Região Nordeste; 21 e 22 de janeiro: Regiões Norte e Centro-Oeste; 25 e 26 de janeiro: Região Sudeste; e 27 e 28 de janeiro: Região Sul. 

Para realizar as inscrições e ter acesso à programação, o interessado deve acessar o portal dos Seminários Novos Gestores. 

Por: Lívia Villela

Da Agência CNM de Notícias 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Governador Eugênio Barros

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOVERNADOR EUGêNIO BARROS

Endereço: Rua 12 de Outubro, 635 \ Centro \ GOVERNADOR EUGÊNIO BARROS - MA \ CEP: 65780000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)3564-1152